Sempre pensei em Estocolmo como uma cidade onde harmonia, cooperação e ordem são imperativas, onde tudo parece estar no lugar certo. Cidadãos respeitosos e educados, ruas impecáveis e tranquilas, prédios impressionantes e paisagens mesmerizantes. Mas havia algo escondido atrás da minha percepção.
Passou um bom tempo desde o dia em que minhas aspirações futuras seriam moldadas para se tornarem o maior sonho da minha vida. Olhando pra trás, ainda me imagino naquele avião; minha alma inquieta buscava uma jornada tão nova quanto instigante para me conduzir ao desconhecido. Quando visitei Amsterdã pela primeira vez, foi amor à primeira vista.
"There's very little bitterness in Thailand", ou seja, "Há pouquíssima amargura na Tailândia". Poucas frases definem tão bem o clima que dá o tom a esse país. Como a porta de entrada da Tailândia é Bangkok, foi isso o que senti quando cheguei: sorrisos gratuitos, gentileza, generosidade e leveza, em harmonia à quase ausência de amargura na fala e atos dos tailandeses.
Escrever sobre São Paulo me exige resgatar sentimentos profundos e esquecidos. Aqueles que me fizeram tanto desejar viver lá. Sentimentos cuja igual intensidade me deparei também querendo ir embora. São Paulo nos faz viver tudo de forma intensa, como se fosse a última vez de nossas vidas.
Poucas horas depois da minha chegada em Salzburgo eu sabia que esta cidade seria mais que surpreendente. Antes mesmo de ir embora, já sentia uma mistura de alegria com nostalgia. Claro que Viena sempre me veio à cabeça em qualquer pensamento sobre a Áustria. Ora, ela é a capital do país e o berço de nascimento do Império Austro-Húngaro.
Viena é uma cidade que estabelece o padrão ideal de elegância, prosperidade e riqueza. Dada sua herança aristocrática, um pouquinho de rigor também é sentido em sua atmosfera. Por quase quatro séculos (1558 - 1918) ela foi uma cidade imperial, sendo a capital do opulento Império Austro-Húngaro.
A cadeia da hospitalidade em toda Ásia é uma das mais admiradas (e copiadas) no mundo. O nível de sofisticação e atenção aos detalhes são premissas das quais eles orgulhosamente dominam. Qualidade é também sempre levada ao mais alto padrão e geralmente traz toques surpreendentes.
Não importa o que dizem sobre Nápoles. Algumas verdades absolutas ninguém pode negar: eles fazem a pizza mais deliciosa e autêntica do mundo; se orgulham da riqueza de seus mercados de rua; são abençoados por uma costa azul turquesa e há séculos preservam ruínas e sítios arqueológicos que nos fazem sonhar com o passado.
Tel Aviv é uma das cidades mais vibrantes, cosmopolitas e lindas que já visitei. Lá se vê um dos mais inesquecíveis pôr-do-sol, graças, inclusive, pela sua localização litorânea privilegiada. Faz calor quase o ano todo, motivo de sobra pra cidade ter a praia como um dos principais atrativos, além de limpa e bonita.
Petra: sítio histórico e arqueológico patrimônio da Unesco e uma das Sete Maravilhas do Mundo. Mesmo existindo apenas 13% do que originalmente era - quase toda Petra fora destruída com guerras e terremotos -, sua beleza é impressionante assim como a energia que emana de suas rochas, ruínas e tumbas.