Apesar de não ser religiosa, sou muito apaixonada por lugares sagrados. No entanto, demorei a aceitar este fato e tive que processar auto-julgamentos até perceber que posso ser uma admiradora a partir de um observador distante e desapegado. Não preciso ser seguidora de nenhuma doutrina para apreciá-las e respeitá-las.
Minha primeira noite em Assmanshausen am Rhein foi insuportavelmente quente. Mas quando acordei, passado o pior daquele abafado da noite, senti uma brisa deliciosa da montanha Taunus que de repente dá conforto. Fazer esporte ou caminhar ao redor do rio Rhine, cedo, é inesquecível: sempre me emociono quando fecho os olhos e lembro dessa paisagem.
Conhecer a Sicilia foi um grande sonho. Não no sentido de tanto querer e ansiedade em conhecê-la. Mas um tipo de sonho que me transportava para sensações e para uma realidade mágica nos dias em que eu estava lá, e ainda me leva de volta para uma forte e feliz nostalgia quando lembro de tudo que conheci.
Sempre achei importante explorar mercados locais em determinadas cidades que visitamos, ao menos na primeira vez. Mas quando se está no Oriente essa premissa é fundamental, e em Amman os mercados locais são riquíssimos de produtos - e cultura - conhecidos como Souks.
Independente do seu gosto pessoal se inclinar ou não para a cultura do vinho, é indiscutível o quanto as paisagens do interior da Alemanha revelam vinhedos de extrema organização e beleza. Em Rothenburg op der Tauber, um dos locais mais atraentes para se passear fazer esporte é o Tauber Valley.
Rothenburg op der Tauber é uma das principais cidades parte da famosa Rota Romântica da Alemanha. O roteiro de 410km de estrada, composto por um fio condutor de 28 cidades ou vilarejos, tem duas principais possibilidades de explorar: iniciando em Würzburg ou Fussen, sendo passagem obrigatória por Rothenburg op der Tauber.
Tive o privilégio de ser recebida pelo sommelier Sebastian Mac Lachlan Muller, que nos propôs uma degustação de safras bem especiais, seguida de um passeio pela vinícola. A pequena produção da Kesseler está no mercado desde 1984 e começou sua produção focada nos tintos pinot noir.
Quando acordei e abri a janela da varanda do quarto, parecia que a cidade tinha um filtro que a cobria como um véu. Os tons de bege das construções antigas formam uma palheta que acalma o olhar e se integram com as cores das flores, de um rosa quase choc que hipnotiza. Muitas varandas no bairro velho de Yaffo são assim.
Esse é um ensaio dedicado a todos os que amam gatos tanto quanto eu. Sempre que penso em gatos na rua, lembro de lugares portuários como Istambul ou até mesmo Roma, onde eles existem em maiores quantidades para ajudar a exterminar ratos. Mas nunca imaginei que fosse ser uma cena cotidiana tão típica pelas ruas de todas as cidades de Israel.
Depois de um certo tempo visitando a Holanda, torna-se impensável a locomoção sem bicicleta. Em Rotterdam ela é fundamental para percorrer importantes cantos da cidade – não tão próximos entre si – e para uma experiência imperdível que foi atravessar a ponte Erasmusbrug, que conecta as duas partes da cidade.
Próximo à praia fica Madurodam, uma espécie de cidade em miniatura que agrada adultos e crianças e reproduz, impecavelmente, algumas das cidades mais importantes ou pitorescas da Holanda, assim como monumentos, museus, fábricas e aeroporto.
São cerca de 4,6 mil metros quadrados de área cultivada destinada à produção do vinho na região do Rheingau. Sua geografia é privilegiada, variedade de solo em harmonia com o clima que garantem, juntos, o terroir perfeito para uvas Riesling e Spatburgunder (pinot noir).