Na charmosa vila francesa de Beaune, cidade com cerca de 22 mil habitantes, há algo quase sagrado ao degustar um vinho, como se por um instante o mundo lá fora se calasse para que as maiores expressões de Chardonnay e Pinot Noir se manifestem e sejam reverenciadas.
Quando visitamos países da Ásia pela primeira vez nossa cabeça e coração entram em ebulição - seja por conta dos costumes, da comida, da educação, do estilo de vida e, principalmente, na minha opinião, da espiritualidade. Foi assim com a Tailândia.
Estar longe do meu país por quase um ano é mais que suficiente para reconhecer que não nasci para me separar das coisas que mais me importam: amigos e família. Da mesma forma, a luz do sol. Ah! Se eu pudesse trazê-los todos comigo...
A Áustria é talvez uma das culturas mais ricas do mundo, influenciada pelos seus vizinhos e moldada pelo inigualável Império Austro-Húngaro. A monarquia contribuiu para desenhar muito do que vemos ainda hoje, imediatamente sentida assim que entramos nesse país tão próspero. É glorioso de ver!
Falar em Itália remete às melhores sensações que podemos ter na vida: o prazer da comida, da conversa entre amigos, da união em família, do tempo livre, do momento em que nossa pele arrepia quando olhamos pela primeira vez a Santa Croce em Florença ou as ruazinhas cheias de varal de roupa em Palermo. Sem contar a cor esplêndida do Lago di Como.
Uma das conveniências de um país pequeno é a facilidade de viajar entre um lugar e outro em algumas horas. As cidades são pequenas o suficiente para explorá-las num piscar de olhos, ao mesmo tempo em que curtimos novas paisagens e ambientes que inspiram. A Holanda é prova disso e com praias, montanhas, florestas, vida urbana, vilarejos medievais... a lista é longa!
Essa província de Palermo é refugio e ponto de encontro dos palermitanos principalmente aos finais de semana e feriados ensolarados. Está a 11km do centro de Palermo, fácil de chegar de carro ou ônibus. Seu mar é de um verde esmeralda que engrandece os olhos e convidativo para passear a pé como ou deitar em sua areia branquinha.
Minha curta estada em Bamberg durou cerca de 24 horas e saí de lá com a sensação de ter deixado muita coisa para trás. É uma cidade pequena, cujo Centro Histórico foi tombado pelo patrimônio da Unesco, e tem um charme bem peculiar, com ares medievais e ruas de paralelepípedo convidativas para longas caminhadas.
Assim como eu, muitos que lerão essa matéria jamais tiveram a Jordânia em sua lista de prioridades para visitar. Há os que reconhecem-na como o país da cidade arqueológica de Petra; outros comentam a respeito quando se fala em Mar Morto. E os que pensam em visitar o Oriente provavelmente vão a Dubai, Abu Dhabi ou Marrocos. Mas poucos vão à Jordânia.
Israel foi um dos países que mais me surpreendeu. Mesmo imaginando que a experiência seria, no mínimo, interessante, nada se compara ao que senti uma vez que cheguei lá. Talvez Tel Aviv seja um grande motivo por eu ter me apaixonado por Israel. Seja por isso ou não, é uma nação a parte que merece ser visitada.
Sempre fui indagada do porquê desse amor - quase obsessivo - pela Holanda, e ainda me vejo buscando as mais diferentes explicações para algo particularmente óbvio, para mim, mas que, para muitos – senão a maioria – possa parecer nada mais que uma excentricidade.
Pra entender a Alemanha e se apaixonar por um roteiro de paisagens, sabores culinários e expressões artísticas inesquecíveis, comece por Leipzig. Nenhuma outra cidade representa tão bem a Alemanha como essa, atualmente a que mais cresce e prospera no país, além de nutrir legados culturais de peso incomparável.
Só de olhar as fotos, antes de visitar esse sítio arqueológico, ficava impressionada com o azul do mar e com a grandeza das ruínas desse palco de tantos acontecimentos desde a época do Rei Heródes, O Grande. Sua historia começa em torno de 13 A.C., transformada em capital e região portuária graças à vontade do Rei de ter um palácio para chamar de seu.
Foi uma grata surpresa quando cheguei pela primeira vez na praia de Scheveningen. Um dia de verão, quente, ensolarado, andando de bicicleta e olhando aquela imensidão de mar. Nunca imaginei que pudesse ver uma praia tão bonita na Holanda.