Cidades bate-volta de Amsterdam

Uma das conveniências que mais aprecio, morando em um país pequeno, é a facilidade de viajar entre um lugar e outro em algumas horas. As cidades são pequenas o suficiente para podermos explorá-las num piscar de olhos, ao mesmo tempo em que curtimos novas paisagens e ambientes que inspiram. A Holanda é prova disso. E ainda oferece de tudo um pouco: praias, montanhas, florestas, vida urbana, vilarejos medievais... a lista é longa!

Amsterdam, onde eu moro, é geralmente o ponto de partida para percorrer o país. Sempre adorei as viagens bate-volta: as considero na medida certa para calibrar meu entusiasmo enquanto absorvo um pouco mais da cultura holandesa tão peculiar e sobre a qual sempre fui fascinada. De bônus, a excelente linha ferroviária cobre bem todo o país e oferta tickets acessíveis que nos levam a lugares próximos que valem tanto a pena conhecer.

Mesmo antes de me mudar pra cá, sempre reservei um dia ou dois para descobrir o que há além de Amsterdam. Geralmente eu começava olhando o mapa para escolher, aleatoriamente, algum ponto não muito distante para me aventurar: felizmente nunca me desapontei. Depois de ter explorado algumas dessas cidades vizinhas mais de uma vez, criei esse guia em torno das que considero mais lindas, autênticas e culturais.

Em tempo: todas elas tem uma distância de no máximo uma hora e meia de Amsterdam, seja de trem ou carro.

Porcelanas de Delft
Ruas na cidade holandesa Delft

Den Haag (Haia)

Dá pra tirar muito proveito do que a cidade oferece em apenas um dia. Mas, ao partir, as chances são enormes de querer voltar logo pra conhecer mais. Den Haag tem um forte viés político, onde inclusive estão as instalações administrativas do Palácio Real: não à toa sentimos um leve aspecto nobre pairando sobre os ares da cidade. Monumentos, museus, hotéis elegantes, ótimos bares e restaurantes também contribuem para o seu franco progresso urbano. Den Haag também pode se orgulhar de sua posição geográfica já que é a única cidade grande da Holanda com acesso direito à praia: Scheveningen. É um lugar perfeito não só para nadar e tomar sol (nas poucas semanas de verão), como também para surfar, caminhar e curtir eventos que pipocam pela costa. Outro passeio que agrada a gregos e troianos, sem sombra de dúvida, é visitar Madurodam, onde o país e suas belezas podem ser admiradas em miniatura.

Delft

Delft pode ser bem mais tímida que a capital holandesa, mas imprime uma personalidade bem forte em suas veias urbanas. Ela transmite uma sensação de cidade jovem (lojas descoladas, vida noturna, restaurantes contemporâneos e universitários formam a alma do local) ao mesmo tempo com que não esconde sua herança nobre. É fácil notar características intrinsecamente tradicionais na igreja gótica Nieuwe Kerk: é lá onde os membros da Família Real são enterrados. A igreja fica no coração do Centro, que por sua vez é conciso e convidativo para caminhadas entre lindos canais e casinhas pitorescas. No entanto, o que mais amei nessas andanças foi sentir, a todo momento, ainda que sutilmente, as influências deixadas pelo pintor Johannes Vermeer. Ele divide as atenções com as belíssimas porcelanas azuis - marca registrada de Delft, que estão por toda parte - e cativam inclusive os olhares menos atentos.

Livraria medieval ex-igreja na cidade holandesa de Zwolle
Arquitetura medieval da cidade holandesa de Zwolle

Zwolle 

Amo absolutamente tudo que existe nas cidades medievais. Todas elas parecem esconder segredos que nenhum livro de História seria capaz de testemunhar. Acho que isso é o que mais me fascina sobre esses lugares. Zwolle é uma cidade pequenina no Nordeste da Holanda cujo Centro Histórico preserva a intimidade do passado. Imediatamente me encantei com as charmosas fachadas de casas antigas e ruazinhas estreitas responsáveis por me fazer imaginar como era a vida aqui nos seus primeiros séculos de existência. Zwolle é daquelas cidades fora do circuito comum, desconhecida e por isso até mesmo subestimada. Não à toa o órgão de Turismo da Holanda (NBTC) tem investido bastante em atrair mais visitantes pra cá, principalmente em resposta à nova realidade que 2020 impôs a este setor. Fico muito feliz em perceber que o país tem dedicado esforços para mostrar que Amsterdam não é o que define a Holanda.

Rotterdam 

Essa é especial para amantes de arquitetura: vocês vão se apaixonar aqui! Como Rotterdam precisou ser em parte reconstruída - especialmente pelas destruições durante a Segunda Guerra Mundial - observamos construções interessantíssimas de linha contemporânea em muitos cantos da cidade. Além disso, podemos considerá-la uma espécie de hub onde atualmente se encontram algumas das mentes mais brilhantes do universo da arquitetura e do design: elas nos trazem, inclusive, expectativas bem altas quando se trata de planejamento e desenvolvimento urbano. Pelo fato de Rotterdam ser a segunda maior cidade da Holanda, ela carrega uma energia cosmopolita pulsante devido ao grande número de estudantes e expatriados (cerca de 200 nacionalidades se misturam lá). Sendo casa, também, do segundo maior porto da Europa, Rotterdam é um grande player responsável por grandes negócios de esfera econômica e logística.

Queijos Gouda na cidade holandesa Gouda
Arquitetura na cidade holandesa de Rotterdam

Gouda

Que não haja dúvidas: a estrela do show aqui são so queijos! É o lugar para ver, respirar e comer queijo! A Holanda é um dos maiores produtores de laticínios do mundo e por isso mesmo preserva uma reputação impecável quando diz respeito a queijos. Gouda, por sua vez, é o tipo mais reconhecido no país. Mas seria injusto credenciar Gouda somente pela herança deixada pelas suas solares esferas comestíveis. Há um "quê" de medieval nas raízes dessa cidade, perceptível principalmente em seu Centro Histórico - que é uma graça, por sinal. Sua praça principal atrai visitantes e locais diariamente e de onde se parte para explorar todo o charme dos arredores.

Haarlem

É a parada mais curtinha saindo de Amsterdam. As duas são tão próximas uma da outra que mal se enxerga a linha que as divide no mapa. É uma cidadezinha de perfil introvertido e até poderia descrevê-la como a versão tranquila de Amsterdam. Se você adora moinhos tanto quanto eu, vá conhecer o 'Molen De Adriaan', construído no século 18 e que nos convida para uma visita guiada em seu interior (esta propriedade se tornou museu uns anos atrás). Mercados, praças, cafés, ruas fofas para passear e muito mais formam o perfeito conjunto da obra na linda Haarlem.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido