Carta de amor ao Brasil

Estar longe do meu país por quase um ano é mais que suficiente para reconhecer que não nasci para me separar das coisas que mais me importam: amigos e família. Da mesma forma, a luz do sol. Ah! Se eu pudesse trazê-los todos comigo...

Instituto Inhotim
Natureza exuberante na Ilha Grande na Costa Verde

O lugar mais excepcional do mundo não é apenas onde nasci, mas onde a vida é vivida e aproveitada de uma forma única e com paixão: a energia, a luz, o calor, a vibração, a natureza e, o mais importante, as pessoas. Tudo isso junto multiplica a magnitude de um país gigante, belo e abençoado em toda sua essência.

Mais da metade de todos os habitantes do globo (7,8 bilhões) estão espalhados em apenas sete países (estimativas da ONU). Coincidência ou não, a população do Brasil desempenha um grande papel nisso: é a sexta nação mais populosa do mundo, cujas 212.556.000 pessoas são de longe reconhecidas como aquelas que cativam e contagiam qualquer lugar e a qualquer hora, com um espírito de entusiasmo incomparável que as acompanha desde o instante em que nascem.

Decoração no restaurante Preta em Salvador na Ilha dos Frades
Feirante com seu carrinho na feira de São Joaquim em Salvador na Bahia
Casa de Candomblé na Feira de São Joaquim em Salvador

Brasileiros, assim como eu, são pessoas barulhentas; rimos muito; fazemos piadas sobre nós mesmos, mesmo quando em discussões sérias ou quando lutamos para lidar com uma pandemia. Faz parte da nossa natureza carismática e otimista. Nossa espontaneidade e hospitalidade são em igual medida capazes de convidar um estranho para jantar, logo após conhecê-lo, simplesmente porque o coração de um brasileiro é tão generoso e sempre aberto para ganhar um novo amigo. Tão intensa é também a sua persistência: os brasileiros caem e levantam rapidamente e não há monotonia em suas vidas. Para mim, isso sim é estar vivo!

Curiosamente, outro dia me peguei questionando por quê a expressão "joie de vivre" tem parentesco com os franceses quando, na verdade, não há gente mais alegre e constantemente feliz que os brasileiros. Meus queridos amigos galianos: je suis vraiment desolée, mas acho que esse título nos pertence! Quanto ao senso de humor perspicaz e particular dos franceses, bem, isso é algo verdadeiro e autenticamente seu, que ninguém jamais tirará de você.

Interior da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim em Salvador

Caldeirão cultural

Terra que transborda oportunidades, o Brasil sempre cativou as aspirações de sonhadores e imigrantes. Afinal, é um destino tropical onde a abundância de recursos naturais impulsiona uma próspera indústria agrícola assim como tantos serviços apontam caminhos para uma vida promissora. Durante o ano todo um clima belíssimo exalta paisagens exuberantes de costas verdes, praias de areias fofas e mata nativa: é tão esplêndido! Tudo isso impulsiona uma força magnética capaz de fazer qualquer um se questionar: o paraíso é aqui?

Um lugar onde inúmeras ofertas de emprego são garantidas, São Paulo foi escolhida pelas maiores comunidades italianas e japonesas fora de seus países de origem. Não é à toa que esta capital (também o centro financeiro do Brasil) permite se deliciar com a melhor pizza napoletana fora da Itália. Ao mesmo tempo, esta enorme cidade garante que as raízes do Japão sejam muito bem representadas por restaurantes de estrelas Michelin.

Os alemães também se sentiram em casa, no Sul do Brasil, onde ajudaram a moldar o DNA da região. Quase temos a sensação de estar em uma pequena Europa ao passear pelas pitorescas casas "enxaimel" cujo estilo arquitetônico é feito de tetos inclinados de madeira. Linguiças, batatas e apfelstrudel também provam esta herança óbvia, sem falar do maior festival Oktoberfest fora da Alemanha.

Praia de Ipanema lotada na altura do Posto 8 Rio de Janeiro
Pequena igreja de Loreto em Salvador
Desfile das escolas de samba no Carnaval do Rio de Janeiro

Idiosincracias

No entanto, é o passado colonial que prevalece na nossa cultura. A começar pela língua falada, bastante próxima da portuguesa, ainda que tenha suas especificidades, sejam em palavras ou expressões distintas. Mais de três séculos de colonização portuguesa também significam que o catolicismo está arraigado nas veias do Brasil e o torna o país mais católico do mundo!

Os 27 Estados brasileiros possuem centenas de casas de culto e recebem milhões de devotos todos os anos (não se surpreenda ao saber que a maior basílica do mundo, depois do Vaticano, fica no Brasil). Igrejas barrocas e neo-clássicas também atraem entusiastas de arquitetura. Se você é um deles, vale a pena visitar Salvador, Ouro Preto e Rio de Janeiro.

A cidade de São Paulo vista de cima

Além disso, os lusitanos também influenciaram nossos hábitos culinários, tanto que muitos pratos conceituados continuam protagonistas nos encontros aos finais de semana. Um deles, a tradicional "feijoada" (receita pra lá de farta feita com feijão preto e carne de porco ou boi), costuma fazer uma combinação tentadora com o mais elogiado destilado nacional, a cachaça (as envelhecidas de cor âmbar são maravilhosamente irresistíveis!). Tal como aconteceu com o Carnaval, festa tão querida e provavelmente o desfile mais colorido e fascinante do universo, também foi apresentado pelos portugueses. Isso é algo pelo qual eles realmente deveriam ser agradecidos!

Não importa quantas palavras charmosas eu use para descrever a exuberância do Brasil: elas nunca seriam justas o suficiente. Você só poderá compreender as características incomparáveis deste país selvagem quando estiver lá, absorvendo a energia das pessoas, sempre movida a felicidade e emoção. Apesar de sentir saudades de tudo isso, todos os dias, sou muito grata por morar em um lugar onde sempre sonhei estar, mesmo que seja longe daqueles que eu mais amo. Afinal, sou uma cidadã do mundo. E onde quer que eu vá, farei questão de continuar espalhando o melhor do jeitinho brasileiro.

Culinária do restaurante Preta na Ilha dos Frades em Salvador
Prato com massa italiana do restaurante Fasano Angra dos Reis
Bacia de caju fruta tropical em feira em Salvador

O Brasil não é para novatos, portanto, permita-me compartilhar algumas informações amigáveis antes de embarcar nesta jornada:

Cuidado: sempre preste atenção nos seus pertences, como celular, carteira, bolsos, jóias, etc. Infelizmente, a segurança não é nem de longe o ponto forte do país e a violência está em toda parte: dizer isso me deixa envergonhada e triste ao mesmo tempo. Poderia ser o paraíso se não fosse por isso, acredito.

Moeda do Brasil: pode ser bastante acessível viajar e aproveitar ao máximo se você vier de um lugar onde a vida é consmida em Euros, Dólares ou Libras esterlinas. Eu não diria que você pode fazer tanto pagando tão pouco como na Tailândia, mas é bastante acessível. A moeda oficial é o Real e a variação de câmbio seria algo como 1 Real equivale a cerca de 0,18 USD. Uma cerveja normal custa geralmente 5 reais. Uma viagem única no transporte público custa 4,40 reais. Você pode comer muito bem e pagar 15 USD. Nos restaurantes mais sofisticados, uma refeição pode custar entre 25 e 40 dólares.

Sistema de transporte do Brasil: surpreendentemente não há linha ferroviária nacional. Mais do que inaceitável, isso é ultrajante. Portanto, as pessoas freqüentemente vão de um lugar para outro de carro ou avião. Existem várias companhias aéreas locais cuja malha cobre praticamente todo o país, embora eu recomende planejar sua viagem meticulosamente porque as distâncias podem ser longas. Os serviços de táxi e uber estão por todas as capitais, embora possam ser um pouco raros no interior.

P.S. É uma pena que as autoridades brasileiras não façam um esforço para desenvolver ciclovias suficientes. Se você é corajoso para pedalar em cidades cosmopolitas como São Paulo, tome muito cuidado porque o trânsito é frenético e os motoristas podem não ser super educados.

Quando visitar o Brasil: honestamente, a qualquer momento. O Brasil é uma terra imensa e pode atender às preferências de qualquer um, em qualquer época do ano. Se você procura temperaturas incandescentes e praias lotadas, não pense duas vezes e reserve uma passagem para dezembro ou janeiro. Nem é preciso dizer que o Réveillon e o Carnaval do Rio de Janeiro são uma experiência única na vida. Eu pessoalmente adoro ir para a Bahia e outras regiões do litoral durante a baixa temporada (abril e maio) porque é menos lotado e os preços são mais razoáveis. Mesmo durante o inverno do Brasil (julho e agosto), o clima pode ser delicioso.

Onde ir: embora eu queira transmitir inspiração, com estes relatos, e fazer com quem você sinta conexão com um lugar tão especial para mim, esta não é uma matéria com a pretensão de um guia de viagem. Prometo escrever caprichosamente sobre minhas cidades brasileiras favoritas em um futuro não muito distante. Até lá, considere que Salvador, Rio de Janeiro, Pantanal e Inhotim são lugares que podem mudar sua perspectiva de vida.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido