Mesmo se você não mora na Holanda, vai notar, ao visitar o país, que o principal transporte dos moradores é mais que um meio de locomoção. É um estilo de vida, uma companheira pra vida toda. Faz parte do que significa ser holandês. Diz muito sobre como o holandês enxerga a vida e gosta de viver. Em outras palavras: livre e da forma mais prática possível.
Minha primeira noite em Assmanshausen am Rhein foi insuportavelmente quente. Mas quando acordei, passado o pior daquele abafado da noite, senti uma brisa deliciosa da montanha Taunus que de repente dá conforto. Fazer esporte ou caminhar ao redor do rio Rhine, cedo, é inesquecível: sempre me emociono quando fecho os olhos e lembro dessa paisagem.
Além de Berlim não ser uma cidade cara, principalmente quando comparada a outras capitais no mundo, dá pra comer e beber muito bem, pagando bem pouco. Não é um lugar consumista. Diversos bares, principalmente no lado Oriental, deixam o cliente pagar o que acha correto para o que bebeu e comeu.
Como a vida é calma pela região de Rüdesheim e Assmanshausen am Rhein... Caminha-se pelas duas cidades e tem-se a impressão de que o tempo parou. Caminha-se no meio do dia e o silêncio persiste além de uma sensação de que nada é tão importante a ponto de atropelar o seu tempo.