A gloriosa Áustria

Antes de visitar esse belíssimo país, pela primeira vez, nunca imaginei que pudesse revelar tanta abundância de paisagens e natureza que se misturam tão bem com uma vibrante cena urbana. A Áustria é talvez uma das culturas mais ricas do mundo, influenciada pelos seus vizinhos e moldada pelo inigualável Império Austro-Húngaro.

República Checa, Croácia, Itália, entre outros, foram parte de um reinado único cuja supremacia estava nas mãos da família Habsburg. A monarquia contribuiu para desenhar muito do que vemos ainda hoje, imediatamente sentida assim que entramos nesse país tão próspero. Como Viena foi a capital do Império, naturalmente ela irradia uma herança majestosa. É glorioso de ver!

Cidades para visitar

Gastronomia, música, arte, arquitetura (como eu amo o estilo barroco!) e tudo que vemos ao ar livre formam uma mistura excepcional e agradam aos gostos mais exigentes e excêntricos. Tenha como exemplo a pequena Innsbruck, onde passado e futuro se interlaçam no coração dos Alpes. Graz, por outro lado, é a segunda maior cidade do país e transmite uma singular e charmosa vibe mediterrânea. Linz é vibrante, criativa e cheia de jovens com pensamentos e idéias promissores.

Salzburgo é extremamente pitoresca, cujo Centro Histórico "Altstad" é preservado pela UNESCO e nos faz sentir em um conto de fadas (sem contar ser o berço de nascimento do compositor Mozart). É também imperdível visitar Hallstatt, um paraíso natural com visuais e lagos de tirar o fôlego. Já a capital da Áustria, Viena, é magnífica por si só. A lista é longa...

Quando ir e como circular

As estações são muito bem definidas na Áustria. Por conta disso, você pode escolher qualquer momento do ano para explorá-la. Recomendo usar a linha ferroviária super desenvolvida que percorre e conecta as cidades do país todo. Das janelas dos trens, um cenário de filme chama atenção dos nossos olhos, que são absorvidos por belas montanhas, ovelhas, vilarejos e outros desenhos bucólicos. É realmente encantador. Dentro das cidades não é diferente, pois o transporte público continua bem eficiente.

O que comer

Muitas pessoas consideram a comida um aspecto muito importante em suas vidas. Eu também. Para tantos viajantes, onde e o que comer exerce um impacto bem considerável em seu roteiro. Para amantes de carne, por exemplo, a cozinha austríaca é extraordinária: Wiener Schnitzel, Goulash, Tafelspitz ou a típica salada de batata são pratos icônicos, ainda que peixes e vegetais entrem em grande parte desses menus.

Quando se deseja comer doces, não tenha dúvidas e prove, sem pestanejar, as deliciosas tortas e bolos (essa cultura vem do início do século 18, quando cozinheiros particulares criavam as mais extravagantes sobremesas para a aristocracia). Na minha recente jornada pela Áustria também pude confirmar como os vinhos locais são deliciosos. Não os deixe de provar!

Se tudo isso lhe encorajou a fazer uma viagem para Áustria e colocá-la no topo da sua lista de destinos, ótimo!

Mas antes de fazer as malas, aqui vão algumas dicas práticas que considero legais saber.

*Alemão é a língua falada; no entanto, falar inglês é super comum;

*Os custos são comparados com qualquer outro país do oeste Europeu;

*Euro é a moeda oficial;

*Hotéis e B&B's tem estilos e preços que atendem a todos os bolsos;

*De modo geral, o austríaco é bem educado e simpático para ajudar.

Tags:

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido