Cesarea: antigo porto construído pelos Romanos

Só de olhar as fotos, antes de visitar esse sítio arqueológico, ficava impressionada com o azul do mar e com a grandeza das ruínas desse que foi palco de tantos acontecimentos desde a época do Rei Heródes, O Grande.

Cesarea fica na costa Mediterrânea e no meio do caminho entre Tel Aviv e Haifa; sua historia começa em torno de 13 A.C., transformada numa capital e região portuária graças à vontade do Rei Herodes de ter um palácio para chamar de seu. Lá viveram romanos e depois vieram guerras e destruições, sendo que muito das belíssimas e ostenstivas construções já não existem mais. Ainda assim é possível de se contemplar o que sobrou, como o anfiteatro, onde atualmente acontecem belos concertos durante o Verão.

Cesarea é certamente o sítio arqueológico mais importante de Israel e se tornou com o passar do tempo uma cidade moderna e próspera, tanto que registros apontam para a cidade ter o maior poder aquisitivo do Estado moderno de Israel. O trajeto de Tel Aviv até lá, de carro, dura cerca de 01 hora e, ao se aproximar da cidade, podemos observar uma série de casas frente mar de arquitetura deslumbrante. Por lá também estão hoteis de luxo para atender à demanda de turistas ano a ano que sempre incluem Cesarea no roteiro pelo país. Ao visitar o parque arqueológico, reserve um dia todo, pois além de conhecer as ruínas e seus detalhes, há museus, galerias, lojas e restaurantes para desfrutar da experiência completa.

Em tempo: recomendo ir a Cesarea com um guia. O passeio será mais completo pois a historia que esse local guarda é cheia de detalhes peculiares que historiadores e arqueólogos geralmente sabem com propriedade.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido