Meus hotéis preferidos em Amsterdã

Depois de alguns anos visitando Amsterdam sempre hospedada em apartamentos Airbnb – justamente para me aproximar dos costumes de um morador e absorver mais a cultura local – passei a explorar hoteis de diferentes perfis, até porque meu trabalho anterior de 20 anos como RP (e grande parte deles focada na hoteleira) me exigia adquirir conhecimento na área a cada oportunidade de viagem.

O Spa Akasha do Hotel Conservatorium em Amsterdã

A experiência começou no cinco estrelas Conservatorium, do grupo The Set – hiper bem localizado ao lado do Vondelpark -, cujo prédio é tombado pelo patrimônio onde antigamente funcionava o Conservatório da cidade. Para quem gosta de grandes hoteis, daqueles que oferecem toda uma gama de luxo e conforto, é uma das melhores – se não a melhor – opção na cidade. Sem dúvida o highlight da experiência foi o belíssimo Spa, de longe o mais completo da cidade. Seu nome – Akasha – significa terra, água, fogo e ar, em Sânscrito. São 1200m2 de deleite: 7 salas de tratamento, piscinas, saunas, Jacuzzi. Para não hóspedes, o Day Use (pode custar entre 50 e 75 Euros, dependendo da condição adquirda) é uma ótima pedida com direito a usufruir da belíssima academia do hotel.

Elegante lobby do Hotel Pulitzer em Amsterdã

Seguindo uma linha mais intimista, o Pulitzer Hotel me encantou com seu charme despretensioso e staff super cordial, além de estar num dos canais mais lindos de Amsterdam. Minha primeira experiência foi justamente como não hóspede, quando almocei no contemporâneo Jansz e, pela noite, passei horas regadas à boa coquetelaria nas mãos de experientes bartenders no Bar do hotel. Elegante, cozy, imperdível. Se a intenção é se hospedar – com certeza ninguém se arrepende – não deixe de conhecer o querido e experiente Concierge Ron Stoevelaar. Ele não só conhece a cidade como a palma da mão, como dá dicas assertivas para cada perfil de hóspede.

A saber: o Pulitzer foi fundado na década de 60 pelo neto do criador do prêmio de mesmo nome. Para dar vida ao projeto, Peter Pulitzer adquiriu 12 casas antigas situadas nos canais Keizersgracht e Prinsengracht.

Turistas e locais no lobby do Hotel Hoxton em Amsterdã

Assim como no Pulitzer, minha primeira experiência no Hoxton Hotel foi como não hóspede, indicada por amigos pra conhecer o famoso brunch aos domingos. Só a decoração hiper cool e moderna, na entrada do hotel, já me conquistou. Cheio de gente jovem, do mundo todo, além de muitos holandeses, e um staff super descolado e amigável. O restaurante é delicioso e funciona conectado ao bar, o dia todo (há uma ótima seleção de drinks com gin); o café da manhã, ao contrario do habitual, não é no restaurante. Dentro de cada quarto, o hóspede encontra uma sacolinha fofa onde deve assinalar os itens de preferência (entre banana, leite, suco) e o horário que deseja receber. Já vem incluso no preço da diaria e deixada à porta pelas manhãs. Smart idea!

Dica: as bikes do Hoxton podem ser alugadas diariamente sem custo! Enjoy the ride!

A saber: a rede Hoxton acabou de abrir uma unidade em Paris, seguindo os mesmos moldes de hotel jovem, contemporâneo, com muita vida no seu lobby bar. Em Amsterdam, sua inaguuração aconteceu em 2015, no local onde funcionava o antigo Hotel Rembrandt, que como passar do tempo ficou obsoleto – em serviço e decoração.

Fachada do Hotel Amstel em Amsterdã

Não deixe de visitar o Amstel Hotel: faz parte da historia da cidade e isso qualquer habitante de Amsterdam vai confirmar. Todos tem muito respeito pela imponência do hotel e pelo que representa na historia da hospitalidade da Holanda. É onde reis, rainhas, celebridades, socialites e grandes empresários se hospedam e desde 2016 vem celebrando seu aniversário de 150 anos. É daqueles hoteis que não abrem mão de um serviço de Mordomia impecável.

Sua entrada é imponente, toda feita de mármore, pé direito altíssimo, móveis clássicos. Por muitos e muitos anos seu restaurante La Rive manteve a estrela Michelin, infelizmente tirada em 2016. Nem por isso perdeu o encanto e a clientela, ávida pelas mesas que decoram o terraço do restaurante, disputadas em dias ensolarados. Se estiver um dia a passeio pela cidade, vá provar as delicias do cardapio de chá da tarde no seu restaurante Amstel Brasserie, onde provei o bolo de cenoura mais marcante da minha vida.

A minha última experiência hoteleira na cidade não poderia ter me surpreendido mais. Fundado por Alfred Henry Freddy Heineken (ícone da indústria cervejeira mundial), o Hotel de L’Europe foi construído em 1896 e nutre um serviço de hotelaria com alma, cordialidade e padrões internacionais (faz parte há mais de 30 anos também da rigorosa cadeia de hoteis Leading Hotels of the World). Embora grande, não perde a atenção aos pequenos detalhes e aos pequenos gestos de uma equipe eficaz e cuidadosa que muitas vezes passam despercebidos quanto maior o tamanho do hotel. Grande parte de seus quartos tem vista deslumbrante para o rio Amstel, assim como o belissimo restaurante Michelin Bord’Eau e o bistrô mais casual Hoofdstad Brasserie, onde diariamente se apresenta um grupo de jazz para o happy hour dos clientes.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido