Em um conto de fadas

Poucas horas depois da minha chegada em Salzburgo eu sabia que esta cidade seria mais que surpreendente. Antes mesmo de ir embora, já sentia uma mistura de alegria com nostalgia (só de pensar em deixá-la...). Claro que Viena sempre me veio à cabeça em qualquer pesamento sobre a Áustria. Ora, ela é a capital do país e o berço de nascimento do Império Austro-Húngaro, que por sua vez explica sua magnitude e importância.

Vista do alto da cidade de Salzburg na Áustria

Por outro lado, Salzburgo, eu definiria como uma versão mais introvertida e descontraída de Viena. Glória e opulência não são ostensivas, porém, a cidade não esconde um perfil sofisticado e introvertido que andam lado a lado a uma atmosfera cheia de classe.

Passear pelo Centro Histórico "Altstad", preservado pela UNESCO, me fez sentir em um conto de fadas. Tudo parece estar em seu devido (e impecável) lugar. Vemos a todo momento maravilhosas galerias, casinhas lindas e pitorescas, muitas delas acessadas por charmosas passagens medievais. Dentro e ao redor delas o comércio mantém as tradições antigas tão vivas quanto dividem espaço com lojas modernas de moda, muito elegantes. Eu quase poderia passar toda minha vida andando por essas ruas estreitas e tão românticas que nos levam a praças rodeadas de arquitetura Barroca e Renascentista.

Palácio Mirabell em Salzburgo na Áustria
Centro Altstadt em Salzburgo na Áustria
Arquitetura barroca em Salzburgo na Áustria

A vista do quarto do Hotel Stein foi exatamente o que eu precisava para me inspirar e descansar. Todo dia, logo cedo e ao final da noite eu sentava ao lado da janela, acompanhada de uma xícara de café ou de chá. Este é o melhor lugar para admirar o rio Salzach enquanto se vê a fortaleza lá no alto da cidade, chamada Hohensalzburg Fortress.

Contemplar esse espetáculo de paisagem me fez perceber como Salzburgo está estrategicamente posicionada entre cinco colinas. Séculos atrás essa posição privilegiada lhe garantiu proteção contra invasores, enquanto agora elas representam um refúgio da cidade na natureza - como se fosse fácil deixar essa cidade que nos transmite um efeito tão magnetizante.

Galerias e lojas em Salzburgo na Áustria
Catedral de St Peter em Salzburg na Áustria
Passagem de arquitetura medieval em Salzburgo na Áustria

Quando eu me apaixono por uma cidade, tendo a gostar dela ainda mais à noite. Especialmente as mais antigas. Há sempre um certo mistério que me cativa demais quando escurece. Uma tranquilidade também paira por igrejas e monumentos, ao entardecer, e Salzburg é repleta deles. Explorar essa cidade, à noite, soa até como uma sonata aveludada. Fico imaginando o quanto Mozart se inspirou nesse lugar... a herança musical é sentida em todos os cantos da cidade, algo impossível de não se dar conta.

Salzburgo é uma das cidades mais inspiradoras da Áustria graças à sua riqueza histórica e cultural assim como seu charme tão atemporal. Seus antigos príncipes-arquebispos tiveram papel fundamental nessa premissa. Inclusive, para enobrecer a magnificência da cidade, quando comissionarem artistas e arquitetos para renovar seu planejamento urbano. Isso é motivo de orgulho e jamais será esquecido pela população.

Vista de Salzburgo à noite
Residência de Salzburgo na Áustria

Salzburgo é um lugar que emite cultura e música e acolhe aproximadamente oito milhões de visitantes todo ano. Eu a visitei durante o fim do Verão e me disseram que este é o melhor momento para estar lá. Olha, até pode ser verdade, no entanto, não vejo a hora de retornar no Natal.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido