Dennis Lanzaat: conheça o nerd das flores que está mudando o aprendizado da botânica em Amsterdã

A enorme quantidade de floriculturas em Amsterdã resume não apenas a relação vitalícia entre Holanda e flora, mas também como os holandeses se interessam em cultivar uma relação tão próxima com os verdes. De dez casas holandesas, talvez sete delas tenham tulipas, lírios, narcisos ou rosas (mesmo que seja apenas um único vaso), provando que comprar e vender flores é um aspecto intrínseco ao DNA holandês.

Flower at the window of the flower shop Mooi Anders in Amsterdam
The Dutch florist Dennis Lanzaat at his shop in Amsterdam

Mas uma loja, na minha opinião, com certeza se destaca mais: Mooi Anders, uma selva urbana que me chamou atenção desde a primeira vez em que passei pela sua vitrine. Localizada em uma rua movimentada na área do Westerpark, ali estão as mais diferentes espécies de plantas da cidade, cuidadosamente selecionadas pelo seu proprietário, Dennis Lanzaat. Não por acaso o nome Mooi significa bonito, enquanto Anders significa diferente. No entanto, não é apenas a curadoria incomum que torna este lugar facilmente notável, mas a habilidade sem esforço com a qual Dennis e sua equipe de dedos verdes compartilham conhecimento de botânica com os clientes. Para eles, educar as pessoas é o principal motor desse métier.

Façade of the flower shop Mooi Anders in Amsterdam

“Começamos este negócio como uma oficina de workshops”, diz Dennis, que ministrava ao menos um workshop por semana antes do Corona forçá-lo a suspender as aulas. “O que mais sinto falta é a parte didática e a energia que recebemos dos aprendizes, digo, poder fazê-los se orgulharem de si mesmos”, acrescenta o florista, cuja paixão pela natureza remonta à sua infância. Quando ainda era um garotinho de oito anos ele roubava hortênsias do jardim do vizinho para fazer buquês para sua mãe: um dos primeiros sinais do sabor mais colorido de sua vida desde então.

Magnificent hanging flower at the flower shop Mooi Anders in Amsterdam
Small hanging flower at the Dutch flower shop Mooi Anders in Amsterdam

Falando em jardins, eles sempre foram o parquinho mais frequentado por Dennis. Com doze anos, recebeu seu primeiro loteamento - uma pequena cota de terra comunitária para jardinagem individual não comercial ou cultivo de plantas alimentícias - onde poderia desenvolver seus experimentos com vegetação. Mais tarde, encontrou todo o incentivo de que precisava para seguir um caminho que era escrito para ele: uma escola de ensino médio cujos estudos apontavam para jardinagem, arte floral e cuidado dos animais. “Eu me sentia em casa. Naquela época, fazer um arranjo de flores já era tão fácil para mim”, lembra Dennis.

Depois de um tempo e já tendo trabalhado para diversas empresas absorvendo experiência em todo o país - que, aliás, é o maior produtor e exportador de flores do mundo! - Dennis decidiu que era hora de ter o seu próprio canto. Isso foi há 12 anos. No início, uma estrutura pequena e humilde - metade do tamanho da loja atual - serviu de base para um empreendimento de assinaturas e pequenas oficinas. O talento de Dennis era tão palpável que Mooi Anders decolou imediatamente.

The Dutch florist Dennis Lanzaat poses for a photo shooting at his flower shop in Amsterdam

Agora, a loja oferece dezenas de alocasias únicas - as favoritas de Dennis! - calatheas, begonias, aloe vera, caladiums e muito mais, além de 15 a 30 variedades de flores frescas deslumbrantes diariamente, de todas as cores, formas e texturas. “Somos nerds de plantas e flores. Queremos vender aqueles tipos especiais que você não vê em nenhuma outra floricultura”, diz Dennis.

E assim ele faz, atendendo a todos os orçamentos e ocasiões, desde ensinar aos novatos como começar do zero - deixando-os confortáveis e não intimidados - até, surpreendentemente, arranjos de casamento e também guirlandas fúnebres. "É o último gesto para presentear alguém e muitas pessoas tendem a voltar ao básico, o que pode não ser adequado para a pessoa que faleceu. Estamos tentando mudar a mentalidade das pessoas sobre isso", explica Dennis, que acredita que ouvir os desejos da família deve andar de mãos dadas com uma interpretação cuidadosa dos gostos e estilo de vida do falecido; assim, chegando a um design floral que prestará uma homenagem fiel.

Vases with peperomia at the flower shop Mooi Anders in Amsterdam
Bouquets of ecological flowers at the flower shop Mooi Anders in Amsterdam
Vases with different species of plants at Mooi Anders

Em complemento, Mooi Anders está incorporando flores ecológicas ao seu portfólio. Ao mesmo tempo em que as ecológicas trazem grande vantagem por serem livres de pesticidas, leva tempo para motivar os clientes a aceitá-las e a se familiarizarem. “Veja por exemplo uma maçã orgânica: ela vem com algumas manchas. Mas com flores ecológicas, as pessoas as rejeitam e pensam que são velhas só por causa de algumas folhinhas marrons ou pequenas falhas”, diz Dennis.

O comércio de flores pode ser algo peculiar ao país holandês e também um ativo fundamental dentro de sua economia. Mas lidar com a natureza não pode ser algo puramente comercial. Afinal, ela permite uma das maneiras mais simples de nutrir nosso intelecto e alma. Felizmente, o setor de floricultura conta com lojas como a Mooi Anders, cujo trabalho está deixando uma bela marca no mercado e para as próximas gerações.

*Clique aqui para assistir a entrevista com Dennis Lanzaat e maravilhar-se com seu lindo oásis urbano!

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido