O sorriso de Duchenne: por que as flores fazem as pessoas felizes?

A eterna conexão entre humanidade, flores e reações do nosso cérebro, conforme comprovado pela ciência, apontam para a realização de uma vida mais saudável

Quando decidi escrever sobre flores, queria compartilhar com os leitores por que essas expressões puras da natureza têm uma capacidade extraordinária de nos fazer felizes. Eu mesmo estava curiosa para entender o que há nas flores que podem instantaneamente e genuinamente nos fazer sorrir. Seria por causa das cores, aromas, simetria, variedade? Tudo isso junto, talvez?

Species of flower at the Hortus Botanicus in Amsterdam
Tulips in full bloom at a square garden in Amsterdam

Acontece que há evidências científicas que explicam a mudança positiva que as flores exercem em nosso humor, como abordarei em breve. Mas, profundamente enraizado em meu desejo de descobrir esse mistério, estava a intenção de levar um pouquinho de alegria para a vida das pessoas. A humanidade enfrenta um dos piores capítulos de sua história, afogada em tristezas e incertezas, e a onda negra trazida pelo Corona parece estar nos empurrando aos nossos limites mais absolutos como nunca.

Nesse sentido, flores podem ser um dos gestos mais simples para fazer as pessoas se conectarem com um sentimento sutil de prosperidade, mesmo que apenas por um curto período. É impressionante como essas criaturas delicadas e frágeis têm um efeito tão poderoso sobre nós! Apesar de algumas afirmações alegarem que flores não são essenciais - ou mesmo superficiais -, acredito muito em seu potencial curativo: nossos corpos físico e mental podem se beneficiar imensamente da convivialidade com elas.

Ocean view from the Poseidon Hotel in Positano Italy
Bouquet of flowers at the Noordermarkt fair in Amsterdam
Colourful streets of Amsterdam during springtime

Poder curativo

Em espaços construídos, por exemplo, a flora pode ter um papel preponderante, como explica Flávia D'Urso, arquiteta e paisagista: “Ajudam a prevenir alergias e toxinas ao limpar o ar; aumentam nossa imunidade ao mesmo tempo em que ajudam a controlar a pressão arterial e diminuição de estresse e sonolência. Além disso, aumentam a criatividade e a concentração". Você pode se perguntar qual é a razão para esta lista positiva maravilhosa; a resposta está interligada em algo muito intrínseco à nossa existência: a natureza.

Flávia recorda nossa própria história milenar, quando a humanidade ainda vivia imersa no meio natural, desenvolvendo uma conexão inata com a natureza em contraste com o mundo civilizado, que começou há apenas 12 mil anos. “Ter contato com a natureza é como ter contato com o nosso habitat original; está dentro de nós, faz parte do nosso DNA”, descreve referindo-se à nossa ligação perene com o primitivo e primordial.

Felizmente, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes sobre essa relação valiosa, causando uma demanda significativa no design biofílico: um conceito dentro da indústria da construção, no qual Flávia é especializada, que melhora a reconexão entre as pessoas e o ambiente natural - não apenas flores, mas também plantas, água e luz são elementos aplicados neste processo de integração.

Cidades onde o setor de construção prospera têm investido em projetos conscientemente elaborados para gerar impactos positivos em nossa saúde e bem-estar. Cingapura (Ásia) é de longe o número um na lista concisa de 8 cidades biofílicas, seguida por Vitoria-Gasteiz (Espanha), Olso (Noruega), Portland e São Francisco (EUA), Birmingham (Reino Unido), Nova York e Seattle (EUA).

Jardin du Luxembourg in Paris during summertime

Gratificação instantânea

Para corroborar ainda mais o fato de que a flora se mostra uma maneira simples de melhorar a saúde emocional, uma pesquisa conduzida na Rutgers, Universidade do Estado de New Jersey, analisou dezenas de respostas comportamentais e emocionais dos participantes durante um estudo de 10 meses. Os pesquisadores mediram a diferença nas reações entre receber um buquê de flores, uma cesta de frutas com doces e uma vela.

A felicidade genuína foi expressa de forma unânime por todos os participantes que receberam as flores, descrita pelo chamado sorriso de Duchenne (aquele sincero que envolve boca, bochechas e olhos). Os itens comestíveis resultaram em 90% da felicidade das pessoas enquanto a vela apenas 77%. Além disso, mesmo três dias depois, o estudo provou que os participantes presenteados com flores estavam mais felizes do que os outros, levando a entender que as flores têm uma influência favorável a longo prazo no nosso humor.

Reações químicas

Em meio a flores, uma emoção positiva instantânea desperta em nosso cérebro, como explica a Ph.D Loretta Graziano Breuning, professora emérita da Universidade East Bay do Estado da Califórnia: “A dopamina é desencadeada pela expectativa de uma recompensa. Flores foram um grande sinal de recompensa no decorrer do desenvolvimento do nosso cérebro, porque marcaram a chegada da abundância, após um inverno escasso. Hoje, temos o suficiente para comer durante todo o ano, por isso não associamos conscientemente flores a alimentos. Mas o desabrochar de uma flor desperta a sensação de que algo especial está chegando porque desencadeia a dopamina".

A professora Breuning acrescenta que as flores também podem estimular a oxitocina, uma substância química também conhecida como "hormônio do amor", porque está intrinsecamente relacionada ao vínculo entre mãe e filho ou entre casais. Esse hormônio pode ser produzido quando uma pessoa se sente relaxada ou segura; ao mesmo tempo, pode ser liberado durante o prazer sexual. Da mesma forma, a oxitocina é liberada quando as mulheres dão à luz e amamentam. Que fenômeno extraordinário!

Não menos importante, um terceiro componente dentro dessas respostas biológicas é chamado de serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar, comumente conhecido como "hormônio da felicidade". Se chocolate vier à cabeça, não é por acaso: o irresistível doce de cacau é um dos principais ingredientes responsáveis pela liberação de serotonina. As flores também podem fazer isso: assim, cultivar, comprar, presentear ou admirá-las também pode estimular esse sentimento tão gostoso.

Bicycle covered in flowers on the streets in Amsterdam
A carpet of flowers and tulips at the park Keukenhof in the Netherlands
Handmade lotus flower in Ayutthaya in Thailand

Holanda: a terra das flores!

Uma nação que sabe de cor e salteado. Cultivar plantas, cuidar delas e presentear flores são atos peculiares do DNA holandês. Assim como as bicicletas, as tulipas e outros bulbos de flores se tornaram uma parte importante de suas vidas, posicionando o país como o maior produtor e exportador de flores (e tulipas) do mundo. Tão distinta é sua reputação, que todas as flores usadas para embelezar a Praça de São Pedro na Cidade do Vaticano (Roma), durante o discurso do Papa na Páscoa, são fornecidas pelos holandeses.

Você também pode se surpreender ao se deparar com esses números: de acordo com o site oficial do país, as flores continuam sendo o principal produto de exportação, representando uma receita anual de 6,2 bilhões de Euros. Ou, em outras palavras, mais de 80% de todos os bulbos de flores em todo o mundo são cultivados na Holanda.

Um paraíso de bulbos, aliás, pode ser encontrado no Keukenhof, o maior jardim de flores do mundo onde 7 milhões de bulbos em mais de 1600 variedades são anualmente plantados por 40 jardineiros. Localizado em Lisse, a 30 minutos de carro de Amsterdã (cujo acesso também é fácil de ônibus), o parque sazonal recebe visitantes por apenas 8 semanas - de março a maio. No final da estação, os bulbos são retirados do solo, para que no outono se reinicie um ciclo de plantação, floração e poda.

Este jardinzão da Europa até pode ter um caráter efêmero, mas é uma plataforma vital para o setor de floricultura local: "O Keukenhof oferece aos expositores uma bela vitrine para seus bulbos, flores e plantas. O parque é redesenhado todos os anos e seu designer se inspira em tendências (da moda) ao mesmo tempo em que considera os desejos do cultivador no design. Desta forma, os visitantes levam para casa novas ideias que podem ser replicadas”, afirma a organização.

Visitar este incrível e enorme jardim é uma experiência para a vida toda. No entanto, não importa quantos campos de flores mais ou menos abundantes se manifestem em sua vida, qualquer quantidade de natureza pode fazer uma enorme diferença para apaziguar coração, alma e mente.

Helio Oiticica oeuvre d'art at the Inhotim Institute in Brazil

Vontade de explorar a jardinagem? Dê uma olhada nesse guia da expert Flávia D'Urso:

*As plantas precisam de um ambiente claro e ventilado (mesmo que não haja luz direta), portanto, proximidade às janelas é uma boa alternativa;

*A planta de um ambiente interno precisa viver e não sobreviver!

*Preste atenção à irrigação, pois algumas espécies requerem mais água que outras;

*Além de molhar e fazer com que a água penetre até suas raízes, é importante borrifar as folhas para mantê-las hidratadas e limpas, livres de poeira;

*Observe sua planta! Eles parecem saudáveis? Verifique se não há folhas amarelas, secas ou caindo;

*Plantas em vasos: de vez em quando precisam de fertilização porque esta quantidade de terra é muito menor quando comparada com a vegetação plantada em solo natural;

*Vale lembrar que os vasos devem ser proporcionais e adequados para cada espécie escolhida, principalmente no que diz respeito às raízes;

*Por último, mas não menos importante: converse e sorria para elas!

Fields of tulips at Lisse in the Netherlands

Escolhendo a ideal

As flores são um tipo de presente que dizem tanto sem precisarem de palavras. Independentemente das que você prefere para fazer alguém sorrir ou alegrar casa ou trabalho, algumas curiosidades podem ser úteis para fazer a escolha certa:

Protéia: na mitologia grega esta espécie se refere ao Deus Proteu, portanto representa coragem e transformação / metamorfose;

Muguet ou Lírio do Vale: votos de felicidades e boa sorte, como se dias mais melhores chegassem depois de um longo inverno;

Rosas: as brancas podem traduzir inocência e tranquilidade; amarelo significa amizade; rosa simboliza respeito e admiração enquanto a vermelha evoca paixão e sensualidade;

Margaridas: alegria e pureza, são uma ótima escolha para presentear crianças.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido
Joviana
Sem ter o conhecimento da ciência sempre adorei receber flores ( principalmente as rosas vermelhas). Agora entendi o motivo: amor, felicidade essencial para nosso dia a dia.
Guide Me To
Você já sentia mesmo o porquê desse efeito tão maravilhoso que elas exercem sobre nós!!
Monique
Eleita a minha matéria favorita! Novos aprendizados e curiosidades a cada parágrafo...para ler e reler!
Parabéns, Malu, amei!🌻
Guide Me To
Ah que bacana, querida!! Eu sabia que esse tema seria algo possível de lhe encantar e me deixa feliz que a matéria lhe cativou!! Obrigada 🌷
Monique
Eleita a minha matéria favorita! Novos aprendizados e curiosidades a cada parágrafo...para ler e reler!
Parabéns, Malu, amei!🌻
Marcel
Entender sobre as flores e tudo que envolve ao seu redor, é sinal claro que existe um Criador, que administra todas as coisas deste mundo! Toda a Harmonia, beleza e sua inter-relação com os que circundam!
Guide Me To
Linda demais sua observação, Marcel! Muito obrigada por compartilhar uma relação tão especial e fundamental ao tema!
Rosana Cristina Frois
Malu, obrigada por ter completado meu dia. Hoje acordei com um Pica-Pau e um outro pássaro lindo em minha casa.
Amei a matéria, dicas maravilhosas ! A ilustração então nem se fala, alegra qualquer pessoa! Bjs no coração
Guide Me To
Rosana que delicadeza sua mensagem! E que sonho acordar ouvindo o som dos pássaros… obrigada por prestigiar meus textos sempre com tanto carinho. Muitos beijos de volta pra vc :)
Marilene
Amei a matéria ! Sem dúvidas as flores nos trazem alegrias e ficam guardadas para sempre na memória. Matéria perfeita , Flávia Durso é uma excelente profissional! Obrigada pelas dicas.
Guide Me To
Eu que agradeço pela leitura e feedback, Marilene! Fico super feliz pela matéria ter lhe agradado!
Letícia Duque Guidotti
Muito bom conhecer as pesquisas científicas em relação ao contato das flores e as plantas com os seres humanos!!! Intuitivamente sempre procurei comprar uma flor para alegrar e deixar minha casa e trabalho mais bonitos. As orquídeas são minhas flores preferidas por serem exuberantes, exóticas e fácil de cuidar!!!
Guide Me To
Engraçado que as orquídeas eram as minhas preferidas até eu conhecer melhor as tulipas !! Mas eu amo dama-da-noite também, especialmente por causa daquele aroma intoxicante!!
Patrícia Serra
Amei a matéria!!! Estar em contato com a beleza da natureza expressa pelas mais variadas espécies, cores, formas é muito bom mesmo! Matéria muito bacana, saber mais sobre os sentidos, e expressões do nosso corpo ao ter contato com as flores, me fez ter vontade de sair agora e comprar mais flores para enfeitar a casa!
Guide Me To
Que legal, querida!! Compra sim flores pra sua casa!! Mas só de você morar num lugar todo arborizado já é cheio de vida!!