Bürgerspital: há 700 anos produzindo vinho

Segundo a Bürgerspital, seu compromisso primordial é com a missão social do estabelecimento. Em 1316, Johannes von Steren fundou esse que até hoje é reconhecido como um centro de assistência social a idosos carentes. Como muitos desses negócios originários e apoiados em cunhos sociais precisam criar maneiras de sub-existir, o Bürgerspital encontrou uma forma bastante inteligente e próspera de fazê-lo: produzindo vinhos. E que vinhos! São mais de 1 mil pessoas sendo assistidas e beneficiadas pelos programas de ajuda, que vão desde cuidados de enfermagem e reabilitação, até atividades físicas e mentais. Tudo isso é pago pelo lucro da produção dos mais de 100 hectares de vinhedos, dedicados às variedades Riesling, Silvaner e Burgundy.

Outro ponto de reconhecimento dessa exemplar indústria de vinhos é ter sido o berço de nascimento do icônico formato das garrafas Blocksbeutel. Trata-se de um formato achatado e redondo nas laterais, que se tornou com o passar dos anos marca registrada de muitos rótulos de Würzburg.

Vale muito a pena agendar uma visita pelas instalações da Bürgerspital, que pode ou não ser acompanhada de degustação e dura cerca de 1h30. Geralmente, o tour tem início nas áreas comuns como pátio e jardim – onde está instalado inclusive o agradável restaurante do grupo – depois segue pela cava onde a transformação das uvas, em vinhos, começa, seguido dos porões onde ficam os tanques modernos de aço e também alguns dos hiper antigos em madeira e carvalho para a maturação do vinho. Esses wine cellars do Bürgerspital são casa, inclusive, para vinhos dos mais antigos da apelação Stein.

Detalhe: a Bürgerspital é capaz de produzir cerca de 1 milhão de garrafas ao mês. Algumas delas podem ser compradas, inclusive, numa lojinha anexada à sua sede – também acessível por fora para clientes passantes - ou degustadas também no restaurante dentro de suas instalações com mesas espalhadas num agradável pátio externo.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido