Maastricht: a linda e primeira cidade construída na Holanda

Toda cidade europeia, por menor que seja e que abriga uma grande e reconhecida universidade, tem um ritmo de vida diferente e uma dinâmica viva dentro do seu espaço que a mantém atrativa, mesmo com uma população habitante majoritariamente mais idosa. Maastricht é assim. Localizada no extremo sudeste da Holanda, entre a Bélgica e a Alemanha, é a cidade mais antiga do país, fundada por romanos.

Da primeira vez em que estive lá, mal sabia pronunciar seu nome e não tinha muita ideia do que esperar, além do fato de ser medieval e por isso só já me atraiu. E foi meio que por acaso, numa rota de trem para percorrer o sul do país, e fugir do Carnaval brasileiro, que decidimos dormir alguns dias lá. Uma conhecida havia, tempos atrás, comentado que morou lá jovem, antes de se casar com um holandês. Não sei porque fiquei com essa pequena cidade na cabeça. E lá fomos. No trajeto partindo de Amsterdam, fomos pegos de surpresa por um ritmo carnavelesco presente nas cidadezinhas pelas quais passamos. Chegando em Maastricht, direto para o Hotel des Charms (que belo hotel!), deixamos nossas coisas e fomos a pé para o Centro, que de tão perto é quase como ir até a esquina. A população inteirinha estava completamente fantasiada. Era como chegar a um baile de Carnaval, em que todos se fantasiam dos costumes mais criativos e diversos, e somente eu e meu marido vestidos habitualmente: com casacos pesados tamanho o inverno rigoroso da Holanda. Se a gente acha que há criatividade no Carnaval brasileiro, espere para conhecer o de Maastricht: uma família vestida de árvore de Natal, já dá pra se imaginar bem?!

Tudo era pitoresco: das ruazinhas estreitas de paralelepípedo à praça principal de árvores de natureza “morta”, até o trajeto que divide a cidade ao meio cortada pelo rio Mosa (Maas). Tudo lá é lindo, charmoso, preservado. Caminhar à noite é um convite à beleza da solidão. Vê-se um espírito jovem permeando o ritmo da cidade, principalmente devido à Universidade de Maastricht, a faculdade mais internacional da Holanda e referência em cursos como Negócios e Economia, Ciências e Letras, Psicologia e Neurociência.

Não à toa vê-se academias de ginástica cheias de jovens de diversos cantos do país e do mundo, restaurantes de rodízio japonês descoladinhos, casais e amigos passando a pé ou de bicicleta ao redor do rio Mosa, ou amontoando-se na praça central chamada Vrijthof, onde ficam também as famosas Basílica Sint Servaas (considerada a igreja mais antiga da Holanda ainda existente) e a igreja Sint-Janskerk (com sua linda torre vermelha inconfundível). O centro da cidade é um achado também no quesito compras: boutiques de grifes nacionais ou internacionais, tudo de muito bom gosto, que dizem muito sobre a elegância natural do morador de Maastricht.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido