Eterna saudade do meu Brasil

13 de Setembro de 2020

Às vezes penso que nunca mais morarei no Brasil. É muito duro dizer nunca, eu sei, mas não há nem mesmo uma ponta de desejo que poderia me imaginar de novo lá. Mas sinto falta da energia brasileira. E como! Uma amiga uma vez me disse: “Nós, brasileiros, sempre que entramos em uma sala, a enchemos de vida!”. Concordo plenamente.

Somos pessoas barulhentas; nós rimos muito; podemos iluminar uma sala, em qualquer lugar, a qualquer hora, com uma energia incomparável com a qual simplesmente nascemos. Faz parte da nossa natureza. Verdade seja dita que tenho sentido um pouco de nostalgia do meu país. Mas é mais do que isso. Sinto falta da vibração, da loucura. Brasileiros sobem e caem; não há monotonia em suas vidas. Para mim, isso é estar vivo.

Como fazemos sagradamente todas as semanas (quando a Holanda não está em lockdown), meu marido e eu fomos à nossa pizzaria favorita e, claro, havia um monte de italianos lá. Este é um lugar que pode aquecer meu coração sempre que sinto falta do meu povo. Um dos garçons, o Carlo, nasceu no Brasil, embora venha de uma família italiana, assim como eu.

Olhando nos meus olhos, com os seus próprios cheios d'água prestes a escorrer, ele disse: “Acho que vou pedir para que você pare de vir aqui. Não consigo lidar com essa 'saudade' sem fim!”. Aí rimos e a margherita chegou.

Não há tradução para a palavra "saudade", usada para descrever uma sensação de algo ou alguém do qual sentimos falta. Até nisso os brasileiros são diferentes!

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido