Doces sicilianos

A Sicília carrega uma longa tradição em sua confeitaria, cuja herança foi deixada por Árabes, Gregos e Espanhóis. Esta é uma das razões pelas quais suas sobremesas são tão ricas e variadas, comumente feitas com ricota doce e pasta de amêndoas (ingredientes herdados dessas civilizações antigas). Particularmente, os doces sicilianos que mais amo são a cassata e o cannolo.

A famosa cassata siciliana nasceu na região de Palermo mais ou menos em torno de 998 D.C., cujo formato de torta tem consistência macia, composta de pão de ló e crème de ricotta doce que também leva pedacinhos de chocolate. Sua massa é coberta por uma camada de açúcar de confeiteiro e marzipan. São decoradas com frutas cristalizadas em desenhos barrocos bem festivos, um tanto quanto opulentos, e embora seja um doce bastante encontrado por toda a parte, ao longo de todo o ano, antigamente era consumido para celebrar a Páscoa. Prefiro as cassatas pequeninas, cuja massa tem cor verde, para se comer em poucas mordidas. É bem açucarada! 

Outro doce típico que adoro é o cannolo (plural: cannoli), encontrado em tantos lugares do mundo, mas somente no Sul da Itália se faz com tanta maestria. Seu consumo, no início, era reservado para as festas do Carnaval italiano. Mas hoje, é uma entidade tão comum para qualquer restaurante, bar ou café. Deve-se comer fresco, feito e montado no mesmo dia, para não perder a consistência crocante da casquinha. Nada mais é do que um tubinho cuja massa frita é recheada com ricotta, muito leve, açucarada, com frutas cristalizadas e um toque de licor de laranja. Em alguns lugares da Sicília a ricotta que se usa é de ovelha; em outros lugares, de vaca. 

Em Palermo, por exemplo, algumas vem em tamanhos maiores do que em outras cidades vizinhas. Além de poder conter pequenas gotas de chocolate ou confeitada com pistache. Minha sugestão é ir provando suas variações pois todas elas encantam e tem pequenas diferenças.

No entanto, de todos que provei na Sicília, destaco o cannolo feito numa confeitaria-gelataria que os sicilianos chamam de “bar”, na província de Mondello, colada à cidade Palermo. Chama Bar Galatea di Lo Monaco Giuseppe: um business familiar e ponto de encontro de residentes palermitanos que costumam passear por lá aos finais de semana e feriados ensolarados. 

“Cannolo Scafazzato”: curiosamente os sicilianos inventaram uma forma contemporânea de comer o clássico e famoso cannolo, como se fosse uma espécie de cannolo desconstruído. Alguns restaurantes de Palermo o servem de sobremesa e são muito interessantes de saborear, pois pode-se compartilhar na mesa e tem gosto igual ao doce original, só que com o creme de ricotta e a massa frita desmanchados geralmente dentro de uma taça, copo ou prato fundo. Dois endereços o fazem muito bem, tanto a Buatta Cucina Popolana como a Osteria Mangia e Bevi

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido