Eles fazem festa como ninguém

Algumas das celebrações culturais e de rua mais legais que já fui aconteceram na Holanda. Eles celebram o Carnaval com tanto entusiasmo e alegria tal qual um brasileiro ou veneziano os festeja em seus países de origem. Mas são duas as festas holandesas de maior euforia, além de imperdíveis ao menos uma vez na vida: Koninsdag (Kings Day ou Dia do Rei) e Gay Pride (Parada Gay).

Ambas são completamente diferentes uma da outra, conceitualmente falando. Mas com muitas similaridades: acontecem na rua, atraem gente de dentro e fora do país, são apoiadas pelas autoridades e unem todos os perfis ao mesmo tempo. Mais interessante ainda é saber que uma data é considerada feriado nacional e celebra o Dia do Rei; já a outra tem cunho social pois reverencia a tolerância frente a diferentes opções sexuais das quais um cidadão tem o direito de escolher.

O fato que permite duas festas tão incríveis e animadas, porém distintas, conquistarem tantos públicos, ao mesmo tempo, é o fato do holandês carregar um espírito e um comportamento tolerantes como poucas nações.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido