Arquiteturas imperdíveis em Palermo

Cattedrale di Palermo: eu poderia me contentar em apenas ficar observando a sua fachada. De uma arquitetura riquíssima com diversas formas e técnicas, representa toda a multiplicidade cultural tal qual é feita Palermo: romana, normanda, grega, árabe, e até mesmo com um toque do barroco siciliano. Uma grande mistura que não poderia ter sido mais feliz. Porém, pelo fato de ter sido construída em 1184, apresenta uma predominância do estilo normando – típico do século XII – facilmente identificável ao se observar suas torres. Ao mesmo tempo, é um simbolo religioso e arquitetônico que foi mudando com o passar do tempo. Não somente tendo abrigado mais de um culto religioso, como também mudanças significativas em sua estrutura: a construção da própria cupola – vista de longe e muito linda – centenários depois de sua origem. 

Fachada da Cattedrale di Palermo

Teatro Massimo: foi o primeiro grande teatro construído na Italia e até hoje o terceiro maior da Europa, atrás das Óperas de Paris e de Viena. O local mais importante para se ouvir música lírica, concertos e balés na cidade de Palermo. Vale muito a pena a visita, mesmo se não for para assistir a alguma programação (pode-se reservar uma visita guiada em diversos idiomas). O café é uma graça cheio de fotografias antigas e agradável para beber ou comer algo ao longo do dia. 
Em tempo: impossível não associar as escadarias do Massimo à inesquecível cena da terceira parte da trilogia do filme O Poderoso Chefão em que a filha Mary é morta e cai nos braços do seu pai Michael Corleone. 

Fachada do Teatro Massimo em Palermo

Santíssimo Salvatore: não é o local mais turístico e visitado da cidade – como a Catedral e o Teatro Massimo -, e por isso reserva menos filas e tumulto, dependendo da estação. Lá encontramos um dos melhores – se não o melhor – rooftop pra se ter uma vista linda de toda a Palermo.  Pode-se fazer ambos passeios: visitar a igreja de Santíssimo Salvatore – bela arquitetura barroca – e também subir à cupola (tranquilo e não cansativo) para se admirar as belezas da cidade. Visitei no início da primavera, então pude ter uma oportunidade de apreciar Palermo ensolarada e colorida.

Vista de Palermo no topo de igreja Santíssimo Salvatore

Teatro Politeama Garibaldi: é um lindo patrimônio histórico de Palermo mas por tantos anos passou maus bocados devido à negligência de autoridades em não cuidar e deixá-lo passar por momentos de decadência, abandono e até fechamento. Hoje, felizmente, sobrevive em meio a um trabalho (bem tímido) de revitalização e preservação. Acontece aqui e acolá alguns espetáculos musicais interessantes, ainda que ele tenha muito mais vocação do que hoje vem sendo aproveitado. Pode-se também pagar uma quantia para subir ao seu topo e admirar a cidade – recomendo faze-lo à noite! 

Palazzo Reale ou Palazzo dei Normanni: é uma construção muito majestosa – linda também de se admirar à noite – e, como muitas construções importantes da cidade, passou por mãos e poderes de diferentes civilizações. Em seu interior, reserva uma jóia inacreditável chamada Cappella Palatina, encomendada pelo primeiro rei da Sicilia Ruggero II d’Altavilla. Que lugar!! Muita influência árabe, com a presença tão comum do estilo romano, bizantino e islâmico bem expressivos, essa capela é um enorme símbolo do sincretismo cultural que sempre pairou por toda a Sicília. Hoje, o palácio abriga a Assembleia Regional da Sicilia. 

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido