Cerâmicas sicilianas: pinhas e cabeças

Por toda a Sicilia, encontramos não somente em lojas e ateliers, mas na varanda e terraço de muitas casas as coloridas e inconfundíveis pinhas bem como as cabeças adornadas que por trás de seu caráter decorativo carregam muitas simbologias. Essas cabeças, chamadas “Teste di Moro” ou “Moorish Heads”, tem origem, segundo a lenda, no século XI quando uma bela moça siciliana cuidava de suas plantas no terraço de sua casa enquanto passa um comerciante e os dois subitamente se apaixonam. Romance interrompido quando ela descobre que seu pretendente já tinha família e precisava seguir viagem retornando à esposa e aos filhos. Tamanha ira a fez decapitar sua cabeça, após uma última noite de amor, antes do viajante partir. Ainda segundo a lenda, tal cabeça serviu como vaso para a plantação de manjericão que a bela moça cultivava em seu jardim, que por sua vez cresceu tão rapidamente e supostamente invejou a vizinhança, passando a nascer uma tradição de plantar ervas em cabeças de cerâmica. É por conta disso que comumente se vêem as duas cabeças – feminina e masculina – vendidas e encontradas sempre em par. 

Significado nada trágico tem a pinha, também feita em cerâmica de diversas cores e tamanhos, as quais as pessoas carregam como símbolo de fortuna e prosperidade. No Egito e Grécia antigos, representava a força vital e a eternidade. São boas opções de presentes e souvenirs até mesmo encontrados em tamanhos pequenos e fáceis de levar na mala. 
Um excelente lugar para se comprar pequenos e grandes objetos de decoração ou acessórios em cerâmica é a loja-atelier Crita-Laboratorio Ceramiche, no Centro de Palermo, onde o proprietário mantém sua estação de trabalho artesanal aos olhos do cliente e produz objetos bonitos e de muita qualidade. 

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido