A cidade barroca de Würzburg

Pra quem curte vivenciar, intensamente, as experiências gastronômicas e etílicas que uma cidade reserva, como eu, começo pelo fato de que a cidade de Würzburg, localizada na região da Franconia, apresenta a maior concentração de vinhedos dentro do limite da cidade em toda a Europa.

Só esse fato já pode ser motivo suficiente para valer uma visita. Mas logicamente não é só isso que a faz ser especial. É considerada uma cidade barroca, está no sul da Alemanha, muito charmosa e grande parte de seus monumentos, prédios e construções, algo em torno de 80%, foi restaurado decorrente dos bombardeios da 2a Guerra que destruíram-na quase por completo. Sua geografia divide o rio Meno, de um lado inclusive cercado de vinhedos idílicos e também de palácios arquitetôticos e históricos como a Fortaleza de Marienberg (Festung Marienberg).


De outro, onde fica a parte mais central da cidade, amontoam-se cafés, restaurantes e praças cheias de jovens graças à alta presença estudantil, além de igrejas, cervejarias e instituições dedicadas ao vinho, e outros monumentos tombados pelo patrimônio da Unesco, como a Residência de Würzburg e seus maravilhosos jardins tão floridos no verão.

Em outras palavras, vinho, arte e cultura andam juntos lá e tem o mesmo peso na importância que a cidade exerce na história da Alemanha.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido