Belém da Galileia: onde acredita-se Jesus Cristo ter nascido

Alguns a chamam de vilarejo, outros de moshav, que significa uma espécie de comunidade rural cooperativa. A verdade é que Belém da Galiléia é hoje mais conhecida porque, segundo arqueólogos, foi lá o nascimento de Jesus Cristo, e não na outra Belém, a Belém da Judéia. Não à toa esse vilarejo fica a apenas oito milhas da cidade de Nazareth, onde segundo registros bíblicos, Maria e José viveram suas vidas – por isso a proximidade com o local do nascimento de Jesus.

Outro fato histórico super interessante a seu respeito é que até a instituição do Estado de Israel, em 1948, essa região era dominada por uma colônia de templers alemães. Só depois disso se formou como ainda é hoje, onde vivem um pouco menos de 200 famílias que juntas trabalham em benefício da sustentabilidade local.

Tive a sorte de conhecer essa graça de vilarejo – ou moshav – quando um amigo israelense gentilmente me levou para um passeio fora de Tel Aviv, para vivenciar uma experiência diferente do que o turista comum está acostumado. Visitamos Belém da Galiléia num dia tranquilo e ensolarado de inverno e passamos algumas horas das mais especiais que uma viagem pode reservar, em contato com uma belíssima produção de leite, azeites e derivados na fazenda Galili Olive Press Center. Descobri que aquilo tudo começou há 10 anos, quando um empresário de Tel Aviv resolveu largar a cidade grande para seguir um sonho e virar fazendeiro. Qualquer um pode chegar na propriedade para adquirir um pouco dos produtos fabricados localmente, como azeites, cremes para rosto e corpo a base de olivas, queijos e derivados. Programas escolares da região também visitam a fazenda para aulas práticas e teóricas das crianças.

Como chegar: o trajeto de Tel Aviv até Belém da Galiléia dura aproximadamente duas horas de carro, a estrada é boa e o visual repleto de verde.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido