Validação externa

13 de Janeiro de 2021

Por que esperamos sempre um “parabéns” formal para nos sentirmos orgulhosos de nós mesmos e de nossa competência? Confesso, com um pouco de vergonha e culpa, que às vezes me porto dessa forma.

Não é que eu não tenha autoconfiança ou falta de autoestima. Pelo contrário. Mas encontro conforto nas palavras de gratificação de outra pessoa quando sou elogiada. Quem não encontra? Ao mesmo tempo, também posso ser muito cruel e me punir quando o feedback externo não atinge minhas expectativas.

Será que eu me importo tanto assim com o que as outras pessoas pensam? Como evitar? Parece estranho refletir sobre essa questão, pois nunca me vi desta forma. Será que sempre tento encontrar aprovação externa, em vez de simplesmente me contentar comigo mesma? O que há de errado em não ser aplaudido, mas sabendo, de fato, que devemos bastar para nós mesmos?

Obviamente não tenho essas respostas. Caso contrário, eu não seguiria esse padrão que pode até se tornar masoquista. Mas dizem que o primeiro passo para superar um velho (e mau) hábito é primeiro reconhecê-lo. Ou talvez o passar dos anos me conceda a sabedoria necessária para não me importar de forma alguma com o restante.

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido