Onde comer em Palermo

Osteria Mangia e Bevi – aqui foi onde provei uma das melhores refeições em Palermo. Tudo que fazem é muito saboroso. Dos peixes e sardinhas, até a caponata, massas, antepastos, tudo. O ambiente é bem informal e aconchegante. Pode-se sentar dentro ou nas mesas externas, que particularmente gosto mais. A dez minutos a pé dali está o porto/marina onde super recomendo um belo passeio pela costa cheia de barcos e esportistas. 

Buatta Cucina Popolana – esse restaurante fica numa antiga loja de artigos de couro, de 1870, chamada Valligeria Quattrocchi. O ambiente é lindo, cuja arquitetura restaurada preservou o tão conhecido e adorado pelos palermitanos “Liberty Style” (Art Noveau) e a comida é bem gostosa, embora com preços um pouco salgados. Um dos proprietários Franco Virga também cuida de outros dois estabelecimentos (um deles o descolado bar “Bocum Mixology”) e vem fazendo seu nome como um empresário de sucesso na cidade. Localizado numa das avenidas mais movimentadas, a Via Vittorio Emanuele, é também por conta disso mais procurado e frequentado por turistas estrangeiros. Não deixe de provar o scafazze, uma espécie de canolo desconstruído servido num copo. Delicioso. 

FUD – de cara o nome já nos leva a pensar em comida, cuja grafia não nega a forma como os italianos pronunciam a palavra “food”. Eu gosto de tudo neste lugar: ambiente, localização, cool e aconchegante, além de servir saladas e antepastos maravilhosos. O que mais me atrai, no entanto, é a variedade de vinhos e o clima descontraído para tomar um aperitivo com amigos ou ficar mais tempo para uma longa refeição. Pode-se comprar diversos itens fabricados na casa, como massas, molhos, biscoitos, crèmes de pistache, entre outros. 

A’nìca Ristorante & Pizza Gourmet – embora seja o melhor lugar para se comer pizza na cidade – maravilhosas feitas de forma artesanal com perfeito molho de tomate – o restaurante funciona para almoços e jantares com menu diverso de saladas, carnes, peixes e massas. A seleção de vinhos também é ótima. Sua localização está numa das minhas áreas preferidas do centro velho (Borgo Vecchio) de Palermo, no meio de lindas piazzas, palazzos, ruazinhas cheias de historia. Em qualquer dia se encontra algum dos sócios presente na casa recepcionando os clientes junto a um staff muito eficiente e atencioso.  Em dias de verão – ou mesmo no inverno, para os mais tolerantes – vale acomodar-se nas mesinhas externas. 

Bisso Bistrot – provavelmente um dos restaurantes mais cheios e apertadinhos de Palermo e que faz juz ao clima próximo, caloroso e informal do Sul da Itália. É um business da família de sobrenome Bisso, que emigrou de Genova para Palermo e passou por diversos momentos de glória e decadência por conta de guerras e mudanças econômicas. Um dos ápices foi quando o patriarca, avô do atual proprietário, lá manteve com um sócio a antiga Libreria Dante. O espaço ficou um bom tempo sem uso, para abrir como restaurante em 2014. Fica na famosa esquina do monumento Quattro Canti e, embora frequentado por muitos turistas, é destino procurado pelos próprios palermitanos que apreciam atendimento e comida boa, simples e eficaz. Pelo fato de não ser grande, suas mesas acabam sendo compartilhadas, o que me rendeu, numa certa noite, conhecer novos amigos muito queridos do estrangeiro com os quais até hoje mantenho contato. 

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido