Lojas descoladas em Amsterdam

Pelo fato de Amsterdam ser o oposto de uma cidade consumista e ainda receber influência de regiões referência no design de acessórios e mobiliário como Dinamarca, Suécia e Finlândia, a oferta de cool shops na cidade precisa ser muito cuidadosa na curadoria de produtos e, ao mesmo tempo, investir num assertivo visual merchandising. Essa junção, ao mesmo tempo em que atrai o turista aberto a consumir uma coisinha aqui e ali, também tem sintonia com o perfil dos locais que pouco gastam com supérfluos, mas quando gastam, optam por peças que realmente valham a pena o investimento. As mais interessantes são pequenas multimarcas dedicadas a itens que vão desde vestuário até acessórios pra casa e cosméticos. É onde a gente encontra um excelente gift para um amigo aniversariante ou um mimo para si mesmo. As que eu mais gosto e fáceis de agradar diferentes gostos:

Verse

Também daquelas que conheci por acaso, numa caminhada despretensiosa pela Prinsengracht. A proprietária, uma irlandesa que já mora há 10 anos em Amsterdam, me contou que depois de trabalhar muitos anos no varejo de moda, resolveu abrir seu próprio espaço, onde investe numa seleção de altíssimo bom gosto. O ponto alto são as peças de vestuário perfeitas para quem gosta de estampas sóbrias e modelagens mais soltinhas. Um detalhe a respeito da Verse que me faz muito feliz: produtos veganos e não testados em animais! 

Restored

Bolsas, caderninhos, velas, canecas, toalhas, luminárias… aqui se encontra de tudo um pouco. Algumas peças são feitas na própria Holanda ou trazidas de Berlin, Bélgica e Canadá. Fácil de achar a loja, numa das ruas mais gostosas de se passear no bairro de Jordaan.

Concrete Matter

Sua filosofia é o oposto do fast fashion e só trabalha com fabricantes que preservam uma abordagem mais artesanal e consciente, com produtos que duram e por isso mesmo tem um valor maior agregado. Acessórios, livros, roupas, sapatos, itens de cuidado com a barba, ferramentas para esportes e outra práticas de lazer outdoor, além de uma seleção primorosa para colecionadores de objetos peculiares e raros.

Hutspot

São duas unidades dessa multimarcas, a que mais gosto fica no bairro jovem e descolado Oude Pijp. O forte são peças femininas e masculinas de vestuário, cuja curadoria privilegia designers não conhecidos e que não teriam chances de mostrar seus trabalhos em meio à competitividade do varejo da moda. O business da Hutspot começou em 2012, como uma pop up store, até se tornar grande e abraçar outros serviços como café e barbearia. Muito cool. Hoje, a loja está presente também em Rotterdam, Utrecht, Eindhoven, e em 2018 lançou sua marca própria junto a um e-commerce. Muito cool.

 

Comentários

O comentário será moderado pelo admin antes de ser exibido